quinta-feira, 3 de novembro de 2016

As "Andanças" de Itaituba até o Fida, em Belém

"Andanças", da Cia. Passos de Luz - Itaituba/PA
Foto: Aline Nascimento

De Itaituba até Belém do Pará são sete horas de lancha até Santarém - e, a partir de lá, outras duas de avião. Para empreender a viagem, precisa ter muita vontade e energia. Precisa dinheiro também, e olha que não é pouco. Precisa esquecer o cansaço e se armar de muita paciência para encarar os quilômetros e quilômetros que parecem não ter fim.

Mesmo assim, 24 bailarinos, acompanhados pela diretora/coreógrafa e quatro assessores, aportaram em Belém no dia 19 de outubro, para participar de mais uma edição do Fida.

Tive a sorte de encontrar a batalhadora Andrea Rodrigues, que fundou e dirige a Cia. Passos de Luz, no momento em que chegava de viagem, na porta da Escola de Danças Clara Pinto. Cansada, sim, mas sempre com seu largo sorriso no rosto, fez muita festa e me arrastou carinhosamente até o ônibus, para conhecer seus bailarinos. Emoção, gente, ver aqueles rostos exaustos, mas cheios de esperança e de expectativa. Em poucas horas, teriam de estar prontos para dançar no palco mais desejado de todos: o do Theatro da Paz, onde acontece o Fida.

A despeito de uma longa trajetória implantando e cultivando escolas e grupos de dança, que começou em Altamira, Andrea Rodrigues está sempre animada como se fosse a primeira vez. O sacrifício parece ajudar - sei lá, quanto mais difícil se afigura a batalha, mais ela investe e se joga, puxando atrás de si os bailarinos e demais integrantes da companhia.

No primeiro dia do festival acontece sempre o Prêmio Valores da Terra, um concurso voltado para os grupos do Pará. Muitas vezes faço parte do júri - e é um prazer ver a evolução dos projetos de dança em terras tão ricas de talento. Este ano, lá estava eu de novo, ao lado de Mariza Estrella e Paula Kalif, para julgar os candidatos.

"Andanças", o segundo na ordem das apresentações, me impressionou de cara pela concisão e rigor. Muitos bailarinos em cena, todos usando calça preta e paletós ou blazers das mais variadas cores, tomaram o palco do Theatro da Paz com um desenho vigoroso e preciso, movimentos econômicos e muito harmônicos, disciplina, desenvoltura. A coreografia surpreendia ao fugir do habitual - daqueles movimentos que a gente, de tanto ver, antecipa sem dificuldade. 

O título "Andanças" sugeria um caminhar que era constante, ritmado, atento e compassado, por vezes interrompido por vivências do caminho transformadas em dança. Braços, arquiteturas, contornos, sutilezas, momentos de força... Tudo isso se mesclava com uma dinâmica inteligente e ao mesmo tempo pungente. Não era difícil imaginar os momentos de sofrimento, de hesitação, de esperança, de alegria, os eventuais conflitos e os momentos de união.

Gente decidida, essa, pensava eu, esperando o que viria a cada novo passo na estrada em que os bailarinos transformaram o palco. Uma estrada feita de música e de fé, de uma energia nova, despretensiosa, mas irretocável no ato de dançar. Eram "an-danças", na verdade, o que se via naqueles bailarinos que conhecem o seu poder, mas em momento algum abusam dele. Muito ao contrário, aliás; existe uma humildade essencial na força deles, na vontade de fazer perfeito, de emocionar, de produzir arte.

Fiquei impregnada daquela coreografia e a eles dei minha nota máxima. Só depois, muito depois, é que soube que aquele era justamente o grupo de Itaituba, o grupo da Cia. Passos de Luz - e, por conseguinte, o grupo de Andrea Rodrigues.

Não venceram o concurso, mas ganharam o respeito e o aplauso da plateia, os suspiros de todos nós - e a certeza de que conhecem perfeitamente o seu lugar no mundo.

A cidade de Itaituba, com seus quase 98 mil habitantes e que fica na microrregião do Sudoeste paraense, pode se orgulhar, e muito, dos passos bem marcados, seguros e refulgentes da Cia. Passos de Luz. 

Um comentário:

  1. Sinto-me tão feliz e agradecida a Deus, por ter enviado a Itaituba essa pessoa maravilhosa que é a Andréa Rodrigues. Itaituba é uma terra conhecida pelo ouro e ela veio garimpar gente, artistas, estrelas. Obrigada querida! 😘

    ResponderExcluir